5 Dicas para o Home Office render.

Trabalhar home office é uma das melhores e piores coisas que inventaram nos últimos tempos. A oportunidade de trabalhar de casa todos os dias, ou uma vez por semana é libertador, até grandes empresas estão começando a aderir a prática para aumentar o rendimento e os benefícios, quem diria? Mas junto com todos os prós de poder trabalhar de pijama, ouvir a música que você gosta sem precisar de fones, tirar o cochilo direto na sua cama na hora do almoço, não pegar transito e ter sua geladeira perto, surgem alguns contras e muitas vezes uma dificuldade enorme de concentrar.

Sentar a bunda na cadeira tão perto da sua cama é difícil, trabalhar da cama muitas vezes não funciona e se concentrar com tanta liberdade parece impossível. Para aprender a lidar e fazer render o dia, seguem algumas dicas que são fundamentais para o seu home office dar certo:

  1. Tenha o seu cantinho só pra trabalhar
    Quando você separa uma mesinha ou um espaço só pra trabalhar, você associa melhor que aquele espaço é diferente dos outros e tem um propósito, deixe decorado para te estimular, escolha uma cadeira confortável, com boa iluminação e onde não tenha muito barulho (se possível). Na hora de almoçar ou fazer uma pausa saia do seu “escritório” para poder relaxar.
  2. Ensine para as pessoas em casa o que é HOME OFFICE.
    Não é porque você está em casa que está fazendo nada. Essa idéia geralmente não gruda na cabeça de quem mora com você, então converse e deixe claro que você está trabalhando e precisa focar e render como se estivesse no escritório com o seu chefe. É muito difícil manter o foco com as pessoas te pedindo coisas, fazendo barulho ou te distraindo.
  3. Crie e SIGA uma to-do list.
    Isso vale também para o trabalho no escritório, mas em casa também funciona como uma ferramenta para te manter no foco, se preciso defina horários para as tarefas para não se auto-sabotar com as distrações que tem em casa.
  4. Tome banho de manhã e TROQUE DE ROUPA.
    Manter sua rotina matinal é muito importante para você mesmo entender que está indo trabalhar, mesmo que não saia de casa! Então tomar banho, se trocar, e tomar um café da manhã vai te deixar pronta e mais ativa pro trabalho. Não precisa subir no salto, colocar aquela calça maravilhosa, o ritual é mais importante que o VISUAL.
  5. Defina seus horários.
    É muitoooo importante manter seus horários, caso você trabalhe em escritório e tenha um dia de home office, tente manter os mesmos horários que você faz na empresa, tanto para manter a rotina como para estar disponível caso precisem. Agora se você tem o próprio negócio, escolha um horário de acordo com o mercado e que se ajuste melhor ao seu estilo de vida. Defina hora para começar, almoçar, respirar e finalizar o dia, afinal de casa você pode acabar trabalhando muito mais horas sem perceber, é importante para a saúde física e mental ter horários estabelecidos!!

As dicas parecem fáceis e óbvias, mas tente seguir a risca caso tenha dificuldades de se concentrar quando estiver trabalhando de casa, a palavra que devemos manter na cabeça quando falamos de home office é: DISCIPLINA. Vale a pena mas é preciso muito cuidado para não se deixar levar pelas distrações, pelos bichinhos de estimação, cama, tv e etc…

Tem alguma dica pra compartilhar?

2 thoughts on “5 Dicas para o Home Office render.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s